
24 maio Saiba quando o Aleitamento Materno é contraindicado
Contraindicação do Aleitamento Materno
O Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, porém existem situações em que é contraindicada a amamentação, pois coloca em risco a vida e a saúde do bebê . É sobre isso que vamos falar agora.
Existem condições maternas infecciosas que contraindicam o aleitamento materno e as que contraindicam temporariamente a amamentação.
As duas doenças maternas infecciosas em que em nenhum momento deve ser realizada a amamentação são: Infecção materna pelo vírus HIV e pelos vírus HTLV 1 e 2. O risco de transmissão do vírus para o bebê é elevado, 7 a 22% para HIV e 13 a 22% para HTLV 1 e 2. Quanto mais a criança mama, maior a probabilidade de adquirir a doença. Já a infecção materna por Citometalovírus (CMV), Herpes simples e Herpes Zoster, Varicela, Hepatite C, Hanseníase, Doença de Chagas impedem a amamentação temporariamente.
O contágio por CMV tem risco de transmissão pelo aleitamento materno para crianças prematuras, nascidas com tempo de gestação inferior de 32 semanas. Por isso recém-nascidos prematuros não podem receber leite materno cru. Em bebês nascidos com idade gestacional maior que 32 semanas a amamentação está liberada.
Os vírus das Herpes Simples e Herpes Zoster podem ser encontrados no leite materno, mas são raros os casos de transmissão para a criança. A amamentação é contraindicada apenas quando a mãe tem lesão na mama.
A Mãe que tenha apresentado varicela até 5 dias antes ou 2 dias após o parto pode transmitir a doença à criança em sua forma grave. Mãe com varicela cujo início da doença foi há mais de 5 dias antes do parto ou após o terceiro dia pós-parto pode produzir e transferir anticorpos para o recém-nascido tanto por via transplacentária quanto pelo leite materno. Nesse caso, o recém-nascido pode desenvolver a forma leve da doença, não estando indicado nem isolamento, nem profilaxia. A mãe pode amamentar a criança, tomando os cuidados especiais de lavagem das mãos, uso de máscara e oclusão de lesões. 1
Na Hepatite C existe a contraindicação da amamentação quando a mulher tem fissuras na mama. A transmissão da doença pode ser favorecida pela exposição do bebê ao sangue da mãe.
Mães com Hanseníase Virchowiana não tratada ou com tratamento inferior a 3 meses com sufona e/ou 3 semanas com rifampicina não podem amamentar seus filhos até que o tratamento atinja o tempo necessário para o controle da doença. Se tiver lesão de pele na mama também é contraindicado amamentar até a cura lesão. Mães tiveram o tratamento adequado podem amamentar.
Nas formas aguda e crônica da doença de Chagas, estudos mostram que o Trypanosoma cruzi pode ser isolado no leite materno.1 A amamentação é contraindicada na fase aguda da doença e quando ocorrer sangramento dos mamilos na fase crônica.
Referências:
1 Heuchan AM, Isaacs D. The management of varicella-zoster virus exposure and infection in pregnancy and the newborn period. Med J Aust. 2001;174:288-92.
2 Joel A. Lamounier, Zeina S. Moulin, César C. Xavier. Recomendações quanto à amamentação na vigência de infecção materna. J Pediatr (Rio J). 2004;80(Supl 5):181-88.